width=0 border=0>

Brincadeiras Folclóricas

CHICOTINHO QUEIMADO


 É feito uma roda com as crianças agachadas, uma outra criança roda o círculo por fora com um Cinto ou (chicotinho). Em circulo, todas as crianças batem palmas e cantam: "chicotinho queimado, custa dois cruzados, quem olhar pra trás ganha chinelada..." A criança que circula pelo lado de fora deixa o cinto cair por trás de uma das crianças da roda. Se esta criança não perceber que o chicotinho está atrás dela  terá como castigo, chicotadas leves no bumburn. Caso perceba, apanha o chicotinho e corre atrás de quem deixou cair o chicotinho até que ela escape e volte ao seu lugar na roda. E assim reinicia a brincadeira, até que todos participem.


BATATA QUENTE


 As crianças sentam-se no chão, formando um círculo. Peça para o jogador mais velho ou um adulto para controlara música, parando de vez em quando. Enquanto a música estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão, conforme o ritmo da música. Se for lenta, bem devagar; se for agitada, bem depressa. Quando a música parar, aquele que estiver com a batata na mão sairá da brincadeira.  Se alguém tentar passar a batata depois que a música parar ,  também será eliminado. O jogo termina quando ficar apenas um jogador, que será o vencedor






A LINDA ROSA JUVENIL (cantiga de roda)


Será escolhida 3 crianças antes da brincadeira (A Linda Rosa, a bruxa e o rei).
Todos da roda cantam girando e batendo palmas:
 A linda rosa juvenil, juvenil, (nesse momento entra a Rosa e fica no centro da roda)   A linda rosa juvenil, juvenil.    Vivia alegre no seu lar, no seu lar ( A Rosa finge brincar de um lado para o outro)    Vivia alegre no seu lar, no seu lar.    Um dia veio uma bruxa má, muito má ( Entra a Bruxa)    Um dia veio uma bruxa má, muito má.    E adormeceu a rosa assim, bem assim... ( A Rosa vai se abaixando aos pouquinhos, até    ficar de cócoras ) E adormeceu a rosa assim, bem assim...     .   - Não há de acordar jamais,nunca mais ,não há de acordar jamais,nunca mais. ( A Bruxa sai )- O tempo correu a passar, a passar, ( As crianças rodam com rapidez)   O tempo correu a passar, a passar,   O mato cresceu ao redor, ao redor ( As crianças da roda levantam os braços)   O mato cresceu ao redor, ao redor.     Um dia veio um belo rei, belo rei ( Entra o Rei)   Um dia veio um belo rei, belo rei   E despertou a Rosa assim, bem assim ( O Rei beija a Rosa e vai levantando-a com as mãos). E despertou a Rosa assim, bem assim.   E eles viveram mui felizes, mui felizes  ( O Rei dança com a Rosa, no centro da roda).   E eles viveram mui felizes, mui felizes.


CABRA-CEGA
(Também conhecido por cobra-cega, pata-cega, galinha-cega)
Todo mundo forma uma roda e fica de mãos dadas. Quem for escolhido para ser a cabra-cega fica com os olhos vendados e vai para o meio da roda. A cabra tem de agarrar alguém da roda, que não pode ficar parada: quem estiver do lado para onde a cabra estiver indo foge, quem está do outro lado avança. Se a cabra-cega for esperta, consegue pegar alguém que está atrás dela. Se a corrente da roda quebrar, o jogador que estiver do lado esquerdo de quem soltou a mão fica sendo a cabra, e a brincadeira começa de novo.